Blockchain tem seus benefícios, mas sobreviverá ao hype do Bitcoin?





A tecnologia é, indiscutivelmente, um dos temas mais “quentes” da atualidade, com inúmeros projetos piloto em andamento. Mas são poucos os sistemas já em produção em larga escala além da criptomoeda.


Popularizado inicialmente fora dos círculos de Ciência da Computação, a partir da ascensão da criptomoeda Bitcoin, a tecnologia Blockchain começa a conquistar a atenção de diversos segmentos, desde serviços financeiros até à oferta de soluções para a área governamental. Startups estão começando a prometer o mundo e empresas Fortune 50,  a manter um olhar atento sobre o conceito.
Compreensivelmente, ainda há muita confusão em torno da tecnologia. O que, de fato, o Blockchain significa para os negócios? Como e para o quê ele vai ou não ser utilizado? Sobreviverá ao hype do Bitcoin?
A ampla gama de usos para Blockchain é agora "um mundo distante do Bitcoin", de acordo com Lisa Moyle, diretora de serviços financeiros e pagamentos do grupo industrial techUK.
A partir do impulso dado pelo segmento financeiro, há potencial agora para aplicações diferentes.  O que poderia incluir novas formas de compensação e liquidação, financiamento da cadeia de fornecedores e ser usado em  sistemas de custódia, cadeias de suprimentos, cartórios e processos eleitorais. A Everledger, por exemplo, usa Blockchain para garantir a procedência dos diamantes.
"O desafio é testar esses casos de uso à luz do atual quadro regulatório e compreender a viabilidade do mundo real em termos de custos, adequação e eficiência", diz Moyle.
Os governos estão explorando o potencial do Blockchain na execução de serviços seguros e rentáveis. "Coisas como cadastro, arrecadação de impostos, ou confirmação da validade de documentos", diz Moyle.
No início deste ano, Sir Mark Walport, conselheiro científico-chefe da Grã-Bretanha, recomendou ao Serviço Nacional de Saúde usar uma forma de tecnologia Blockchain para manutenção de registos em seus bancos de dados. "A tecnologia por trás do Blockchain tem o potencial de redefinir a relação entre o governo e os cidadãos em termos de compartilhamento de dados, transparência e confiança", disse ele na época.
Um novo sistema de registro.

Como o Blockchain permite transações peer-to-peer com uma grande dose de confiança e transparência,  pode ser útil para qualquer setor onde várias partes requerem um registro comum -  pagamentos, seguro, e até aplicações de Internet das Coisas.

Um exemplo: o VP de Tecnologias Blockchain da IBM, Jerry Cuomo, imagina um mundo onde você só pagará pelo seguro do automóvel quando estiver conduzindo o seu carro na estrada. Com a distribuição de informação através de um Blockchain, será possível para todas as partes concordarem exatamente quando um carro está trafegando por uma estrada. Se um carro usar um software de estacionamento automático, o registro criado pelo Blockchain pode determinar se ele foi acionado ou se o controle do veículo estava com o motorista, e assim identificar a responsabilidade por um sinistro.
De acordo com um relatório recente da Deloitte, há três características fundamentais do Blockchain que o tornam uma tecnologia desejável em toda a indústria. Em primeiro lugar, é quase impossível mexer com o Blockchain sem que isso seja notado, tornando a fraude muito difícil.
O Blockchain também pode tornar as transações irrevogáveis, aumentando a precisão dos registros, bem como simplificando os processos de back-office. 
E porque é digital, quase qualquer documento ou ativo pode ser expresso em código e, em seguida, expresso em uma razão de entrada, tornando a tecnologia amplamente aplicável.
Trocando em miúdos, os blockchains são uma maneira de esclarecer e validar um registro, uma transação. Porém, ao contrário de outros sistemas, o registro gerado pelo blockchain é distribuído, ou seja, está presente em todas as partes onde o software é rodado, além de ser à prova de falsificação.
Além disso, oferece privacidade, inviolabilidade, irrefutabilidade e auditabilidade às transações, além do benefício inerente de prover um único ledger acessível a todos os participantes.
Quem está desenvolvendo sistemas Blockchain?
Uma série de iniciativas surgiram recentemente para ajudar a empurrar o uso mainstream da tecnologia. Isso normalmente significa a criação de redes privadas para sistemas compartilhados de registros.

Em setembro de 2015, nove empresas financeiras aderiram ao consórcio R3 para investir em Blockchain no setor financeiro: Barclays, BBVA, Commonwealth Bank of Australia, Credit Suisse, Goldman Sachs, JP Morgan, RBS, State Street e UBS. Apenas duas semanas depois, eles foram rapidamente acompanhado por outro 13, passando a ser um consórcio de grande interesse financeiro. Entre os novos membros estão o Morgan Stanley, o Deutsche Bank, o HSBC e a Société Générale.
Simultaneamente, alguns pesos pesados ​​financeiros como JP Morgan e o Deutsche Borse Group, juntaram-se com gigantes da tecnologia como Intel, Fujitsu, IBM e Hitachi no Projeto Hyperledger, da Fundação Linux. 
O Hyperledger pretende definir padrões abertos em torno do Blockchain, de forma colaborativa, de modo que uma rede de empresas possam usar uma contabilidade pública descentralizada.
A IBM, por sua vez, lançou o seu Blockchain-as-a-service - disponível para desenvolvedores, na nuvem, para que as empresas possam começar a experimentar casos de uso com um Blockchain totalmente configurado, disponível de imediato.
E esse mesmo relatório da Deloitte destaca o Projeto Ethereum - agora disponível na plataforma Microsoft Azure, para suportar aplicações de Internet das Coisas. O Ethereum foi concebida para ser uma plataforma de contratos inteligentes baseada na tecnologia Blockchain. Pode pode ser entendida como um computador descentralizado, onde todos tem acesso aos mesmos dados e também onde é possível hospedar aplicativos.
Desafios
Mas devemos ter cuidado para não ver o Blockchain como uma panacéia.

Jerry Cuomo, da IBM, acredita que existem pessoas fundamentalmente equivocadas sobre alguns usos para a tecnologia.
"Há muita confusão. Podemos usar blockchain para substituir um banco de dados distribuído", diz Cuomo. "Mas isso é um uso terrível do Blockchain."
Na sua opinião, o grande poder do Blockchain está na sua integração com outras tecnologias e dispositivos para suportar transações de difícil implementação hoje.
Segundo muitos de seus apoiadores, a tecnologia vai tornar mais fácil a criação de redes de negócios de custo eficiente sem a necessidade de um controle central. Estamos vendo um novo tipo de plataforma que poderá substituir todas as formas conhecidas de troca de qualquer coisa de valor.
Você concorda?
Blockchain tem seus benefícios, mas sobreviverá ao hype do Bitcoin? Blockchain tem seus benefícios, mas sobreviverá ao hype do Bitcoin? Reviewed by Robson Moura on 13:32:00 Rating: 5

Um comentário

  1. YoBit enables you to claim FREE COINS from over 100 distinct crypto-currencies, you complete a captcha once and claim as many as coins you need from the available offers.

    After you make about 20-30 claims, you complete the captcha and resume claiming.

    You can press claim as many times as 30 times per one captcha.

    The coins will held in your account, and you can convert them to Bitcoins or USD.

    ResponderExcluir

Cotação do Bitcoin Hoje